Fapeap participa do Fórum Nacional CONFAP PIAUÍ 2018 - segunda edição

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá – FAPEAP, participa do Fórum Nacional do CONFAP Piauí 2018 nos dias 06, 07 e 08 de junho, em Teresina (PI). Essa é a segunda edição do Fórum Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). O encontro está reunindo presidentes e diretores das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), onde foram recebidos pelo Governador do Estado, José Wellington Barroso de Araújo Dias, que deu boas-vindas a todos representantes das Fundações. Durante o evento serão discutidos assuntos a fim de debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos Estados com incentivo à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Estarão presentes também autoridades de órgãos governamentais, das agências de fomento tais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -  CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Veja a Programação a seguir:

FÓRUM CONFAP PIAUÍ 2018 - PROGRAMAÇÃOPRELIMINAR

06 de junho de 2018

EVENTO PRÉ-FÓRUM CONFAP. Local: Auditório do SALIPI (Salão Livro do Piauí) espaço Rosa dos Ventos na UFPI

14h – 19h   Workshop Marco legal da CT&I e o financiamento da pesquisa

Palestra de abertura com o Presidente da FAPEMIG, Prof. Dr. Evaldo Vilela e mediação Drª. Maria Cristina Leftel

Palestra do presidente da EMBRAPII, Dr. Jorge Guimarães, e depoimento de um empreendedor inovador do Piauí, Dr. Ney Paranaguá, presidente da CAJUÍNA TECH

07 de junho de 2018

LOCAL:

Auditório da Embrapa Meio Norte

Av. Duque de Caxias, 5650, bairro Buenos Aires. Teresina, Piauí

09h00 – 10h00              Solenidade de Abertura

AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, ACADÊMICAS E EMPRESARIAIS

- Lançamento da Plataforma Somos FAPEPI

- Assinatura de protocolos e termos de parcerias

10h00 -10h45

Palestra de Abertura: Marco legal de CT&I e o financiamento da pesquisa

PALESTRANTE: Deputado Federal Sibá Machado, ex-secretário de desenvolvimento econômico, C&T do Acre

10h45 - 11                   Coffee Break

11h - 12                      Mesa redonda sobre Inovação Agropecuária e Industrial – presidente da EMBRAPA, Dr.  Maurício Lopes, e presidente da EMBRAPII, Dr. Jorge Guimarães.

12h - 14h                   Intervalo para Almoço

14h - 16h00               Mesa redonda com as Agências Nacionais (MCTIC, CNPq, CAPES, FINEP)

16h - 16h15            Coffee Break

16h15 – 17h15          Mesa redonda com os parceiros internacionais (British Council, União Europeia, Acordo de Bolonha)

17h15 – 18h00 Mesa redonda sobre os Programas Piauí Conectado (Presidente da ATI, Avelino Medeiros, e Superintendente da SUPARC, Viviane Moura) e Brasil em rede (Presidente da RNP, Dr. Nelson Simões).

18h – 18h30            Programa de Inovação do BNB (Presidente do BNB, Romildo Carneiro Rolim).

18h30 – 19h00        Deslocamento para o local do jantar

08 de junho de 2018

Local:                     Sala de reunião da Embrapa Meio Norte

Av. Duque de Caxias, 5650, bairro Buenos Aires. Teresina, Piauí

Apresentação Os Desafios da CT&I brasileira no Cenário Atual – Prof. Dr. José de Arimatéia Lopes – Presidente do Grupo COIMBRA e Vice-Presidente da ANDIFES

• 19h – 19h30  - Relato dos GTs CNPq e Capes

- Pauta interna e deliberações

- Palavras das FAPs

- 09h30 12h30        - Informações, sugestões de encaminhamentos e de pauta, etc.

12h30 – 14h30       Almoço

14h30 – 15h30       Visita aos laboratórios de biologia molecular e de ecofisiologia e à biblioteca da EMBRAPA MEIO NORTE

15h30 – 16h00       Translocação para a visita técnica

16h00 – 17h30       Visita à fábrica de cajuína da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz e depois ao encontro dos rios poty e Parnaíba.

Outras Imagens

2018 - Licença Creative Commons 3.0 International