Acessibilidade: A+ A() A-

 Notícias

Aluno de mestrado da Unifap recebe Menção Honrosa no prêmio Jayme Torres do Conselho Federal de Farmácia

Aluno Alberto Gomes Tavares Júnior, mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amapá (PPGCF/UNIFAP), recebeu em dezembro de 2018, Menção Honrosa pelo trabalho selecionado no conceituado prêmio Jayme Torres do Conselho Federal de Farmácia, sendo que pela primeira vez o Estado do Amapá recebe tal premiação.

Alberto Gomes é orientado pelos Professores do curso de Farmácia da Unifap, Dr. Francisco Fábio Oliveira de Sousa e Dra. Lilian Grace da Silva Solón.

O trabalho selecionado para Menção Honrosa foi "Desenvolvimento e validação de método por CLUE-EM/EM para quantificação simultânea de Losartana e seu metabólito ativo para monitoramento plasmático em pacientes renais" , cujo tema 2018 da seleção foi "O impacto da incorporação de tecnologias ou procedimentos nas análises clínicas e toxicológicas visando à segurança do paciente”.

A pesquisa contou ainda com o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap)/Ministério da Saúde, através do Programa PPSUS, e foi realizada em parceria com o Hospital de Clínicas Dr Alberto Lima (HCAL) e a Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

A Universidade Federal do Amapá parabeniza todos os envolvidos por esta conquista, que representa o esforço individual e coletivo para excelência de nossa instituição.

Criado pelo Conselho Federal de Farmácia, em 2002, por meio da Resolução nº 376/02, o Prêmio Jayme Torres pretende estimular a pesquisa e a produção de artigos técnicos/científicos entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia.

É concedido anualmente pelo CFF e contempla as categorias Profissional (1º e 2º lugares, para farmacêuticos) e Estudante de Farmácia (para acadêmicos de Farmácia), com foco em todas as atividades profissionais. O objetivo é identificar, reconhecer e difundir experiências que melhorem as condições de saúde da comunidade

O nome do Prêmio é uma homenagem a um dos fundadores e primeiro Presidente do CFF, o Dr. Jayme Torres. Eleito em 1960 também foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Indústrias Farmacêuticas. Paulistano, formado em farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba, Jayme Torres se projetou no campo laboratorial e como expressão da categoria farmacêutica e empresarial. A liderança que exercia entre os farmacêuticos ajudou a transformar o sonho de um conselho federal em realidade.

Em sua gestão, lutou pelo fortalecimento do campo farmacêutico elaborou e aprovou o primeiro Código de Ética da profissão, editado pela Resolução nº 6, de 5 de junho de 1962.

FAPEAP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá
Centro de Incubação de Empresas, Ramal da Unifap,KM 02 da Rodovia JK
Bairro:Marco Zero - CEP:68903-329
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2019 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá