Prorrogadas as inscrições do programa CENTELHA que disponibiliza R$ 800 mil para ideias inovadoras

As inscrições para o Programa Centelha Amapá foram prorrogadas até o dia 14 de novembro, no endereço www.programacentelha.com.br/ap. O objetivo do programa é criar empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias e a disseminação da cultura do empreendedorismo inovador.

O programa foi lançado no Amapá em julho pelo Governo do Estado do amapá e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com promoção da Finep para estimular a criação de empresas inovadoras em setores estratégicos em todo o país.

Cada projeto poderá receber até R$ 53 mil de investimentos. O recurso disponibilizado para o programa é de R$ 800 mil, sendo R$ 600 mil oriundos da Finep e R$ 200 mil do Governo do Amapá.

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Centelha é operado pela Fundação Certi e executado, no Amapá, pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap).

Como funciona

Na primeira fase do programa os interessados deverão apresentar suas ideias e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a proposta é inovadora, se traz benefícios para o Amapá e qual seu potencial de mercado. Passam para a segunda fase, as melhores idéias, e os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento detalhando o modelo de negócio, com o objetivo de demonstrar as chances da ideia tornar-se um bom negócio.

A terceira fase pela qual passam até 50 das propostas aprovadas consiste no apromoramento do projeto com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações on-line para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Ao final, 15 projetos serão contemplados, cada um com aproximadamente R$ 53 mil em subvenção econômica. Durante seis meses essas empresas passarão por um processo de pré-incubação, com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e mercado local, já que muitas ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação quanto de pós-graduação.

2019 - Licença Creative Commons 3.0 International