Programa Centelha Amapá: GEA através da FAPEAP divulga resultado final da seleção de ideias inovadoras

Lançamento do Programa no Amapá, em junho de 2019.

Programa Centelha Amapá-AP

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executada no Amapá pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP), divulga as 153 propostas de negócio aprovadas para a Fase 2, provenientes de 6 municípios.

Como funciona

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país. No endereço eletrônico www.programacentelha.com.br, é possível obter mais informações sobre o programa detalhado em todos os estados.

Próximos Passos Fase 2:

Na segunda fase os 153 proponentes que foram selecionadas deverão, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio. Para a terceira fase – pela qual passam até 100 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas serão oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Ao final da terceira fase, até 15 projetos serão contemplados, cada um com um valor aproximado de R$ 53.000,00 mil em subvenção econômica. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha contribui para o estabelecimento da ponte entre academia e as indústria, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Programa Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do Amapá, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores e consolidar uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

2020 - Licença Creative Commons 3.0 International