segunda, 05 de abril de 2021 - 19:33h
Pós-Graduação: projetos aprovados em edital da Capes com o Governo do Amapá são outorgados
Evento virtual contou com a participação de gestores e pesquisadores do setor acadêmico-científico. Programas receberão mais de R$ 4 milhões em incentivo financeiro e bolsas ao longo dos próximos 4 anos.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Reprodução

Ocorreu nesta segunda, 5, o evento virtual de outorga dos projetos aprovados no edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A iniciativa tem o objetivo de promover a formação de recursos humanos, para desenvolver e fortalecer a pós-graduação e a pesquisa, por meio da interação entre o Governo, universidade e a iniciativa privada, propiciando o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) foi a instituição responsável em elaborar, de forma conjunta, o Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação, como explica a diretora-presidente da Fundação, Mary Guedes.

“O acordo que fizemos com a Capes, tem o objetivo de fortalecer a cooperação acadêmico-científica visando promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os programas de pós-graduação emergentes e em consolidação no Amapá”, explicou a diretora-presidente da Fapeap.

Do recurso de R$ 4,1 milhões disponibilizados, R$ 1,1 milhão é oriundo do Governo do Estado, valor destinado ao custeio dos projetos e; R$ 3 milhões da Capes, valor exclusivo para o pagamento de bolsas.

Todos os projetos contemplados são da Universidade Federal do Amapá (Unifap), instituição local de pesquisa que possui programas de pós-graduação que atenderam aos requisitos do certame.

Para a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unifap, Dr.ª Amanda Fecury, a cooepração só tem a fortalecer o ambiente de pesquisa local.

“Essas parcerias, como as que vêm acontecendo entre a Fapeap e as instituições, como a Unifap, só tem a fortalecer a região e o estado. O edital vem consolidar os programas de pós-graduação, formando profissionais de excelência para o Amapá. O trabalho coletivo e em parceria tem dado certo e esperamos que todos os objetivos propostos sejam alcançados, pois houve muito empenho de todos”, disse a pró-reitora.

Participaram do evento virtual o secretário de Ciência e Tecnologia (Setec), Rafael Pontes; o diretor de Pesquisas do Iepa, Allan Kardec e; pesquisadores e representantes dos programas selecionados.

Os projetos aprovados contemplam as áreas da saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento regional (ver relação abaixo).

Projetos aprovados

• Educação: Projeto Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação Emergentes em Letra, História e Educação da Universidade Federal do Amapá: formação de pessoal e desenvolvimento científico em Educação na Amazônia.

Nº de bolsas: 23 para mestrado e 3 para pós-doutorado.

Atividade de custeio: R$ 260 mil

• Saúde: Projeto Consolidação dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Ppgcs), em Desenvolvimento Regional (Ppgmdr) e em Biodiversidade Tropical (Ppgbio): Formação de Pessoal e Desenvolvimento Científico;

Nº de bolsas: 10 para mestrado, 7 para doutorado e 2 para pós-doutorado.

Atividade de custeio: R$ 304 mil

• Meio ambiente: Projeto Fortalecimento dos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e Farmacêuticas.

Nº de bolsas: 20 para mestrado e 3 para pós-doutorado.

Atividade de custeio: R$ 260 mil

• Desenvolvimento regional: Projeto Apoio aos Programas de Pós-Graduação Emergentes de Geografia e de Estudos de Fronteira da Unifap: Gestão Territorial e Políticas Públicas.

Nº de bolsas: 20 para mestrado e 3 para pós-doutorado.

Atividade de custeio: R$ 260 mil

Para mais informações, acesse www.fapeap.ap.gov.br.