sexta, 05 de novembro de 2021 - 16:55h
Por:

Encontro de Pró-Reitoers de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte

PROGRAMAÇÃO

REUNIÃO GERAL- FOPROP- REGIONAL NORTE- AMAZÔNIA LEGAL- SANTARÉM/202110 a 11 de novembro de 2021

Dia 10/11/2021 (quarta-feira)

8:30- 9:00            Credenciamento e Atividade cultural

9:00– 9:40           Cerimônia de Abertura: Reitor da Ufopa, Presidente do FOPROP-RegiãoNorte, Pró-reitora da Ufopa

9:50– 10:50         Uso da Biodiversidade-Momento SisGen

Tema: Desafios do SisGen e os gargalos que poderiam ser alertados aos pesquisadores e IES da região norte.

Coordenador/Mediador: Lenise Vargas Flores da Silva (UFOPA- FOPROP REGIONAL Norte/AL).

11:00 – 12:00      Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM):

Tema: Apresentação de programas e investimentos na Amazonia Legal.

Palestrante: Louise Caroline Campos -Superintendente da SUDAM Coordenador/Mediador: Iracilda Sampaio (UFPA-FOPROP REGIONAL Norte/AL)

12:00 – 13:00      Rodada de conversa sobre interação Universidade/Empresa

Tema: Oportunidades e desenvolvimento na Região Norte.

Palestrante: Superintendente da Suframa (Algacir Polsin) Coordenador/Mediador: Cleuciliz Magalhaães Santana (UNL-FOPROP REGIONAL Norte/AL)

13:00-14:00        Rodada  de        conversa        sobre        interação Universidade/Empresa

Tema: Oportunidades e desenvolvimento na Região Norte.

Palestrantes: SEBRAE- AC (Lauro Santos, EMBRAPII (Sergio Costa Martins deAlencar) e BIOTEC-Amazonia (José Seixas Lourenço).

Coordenador/Mediador:   Jucimar    Brito    de   Souza    (IFAM-FOPROP NORTE _AL)

Dia 11/11/2021 (quinta-feira)

9:00 – 10:30        Roda de conversa com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP)

Tema: Programas e projetos de investimento na Amazônia Legal

Palestrantes: Presidente CONFAP (Marcia Perales); FAPESPA (Marcel Botelho); FAPEAM (Marcia Perales); FAPEMA (André Luís Silva dos Santos); FAPEAP (Mary de Fatima); FAPAC (Antônio Aurisérgio Sérgio de Menezes Oliveira).

Coordenador/Mediador: Lenise- Vargas Flores da Silva (UFOPA- FOPROP REGIONAL Norte/AL)

10:30 – 12:00 Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa- PNIPE

Tema: PNIPE e as perspectivas de Interface para Integração de Pesquisa na Amazônia Legal

Palestrante: Priscila Lelis Cagni- Coordenadora-Geral de Infraestrutura e Formação em Pesquisa- representante do MCTI