terça, 17 de agosto de 2021 - 18:59h
Governador lança o Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação Láurea ‘Robério Nobre’
Governo divulgou edital nesta terça-feira, 17. Prêmio homenageia expoente do desenvolvimento científico no Amapá.
Por:
Foto: Cláudio Morais
O edital foi lançado em cerimônia no Palácio do Setentrião

O Governo do Amapá divulgou nesta terça-feira, 17, o 1º edital do “Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação Láurea Robério Nobre”. A iniciativa valoriza pesquisadores, empresas de base tecnológica e profissionais de comunicação com trabalhos de destaque e inovação ao longo do ano no estado. Confira o edital completo aqui.

“Esse prêmio imortaliza a passagem brilhante de Robério Nobre, que tanto contribuiu para o desenvolvimento sustentável, científico e tecnológico no nosso estado”, destacou o governador Waldez Góes.

Na solenidade de lançamento, o governador também ressaltou a importância do incentivo e disseminação do conhecimento científico no estado

“O prêmio Robério Nobre reflete o quanto a ciência, a tecnologia e a inovação são prioridade. É com investimento em ciência que fortalecemos a economia, salvamos vidas - como se vê no decorrer da pandemia -, e desenvolvemos como um todo a sociedade”, arrematou.

O edital foi elaborado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia (Setec). O titular da Setec, Rafael Pontes, enfatizou a função múltipla da premiação.

“Os principais objetivos do prêmio são o reconhecimento e a valorização dos pesquisadores que atuam no Amapá, a disseminação do conhecimento científico, e, consequentemente, o estímulo à inovação no nosso estado; é um estímulo ao desenvolvimento social em todas as esferas”, disse.

As inscrições ficam abertas de 17 de agosto a 10 de setembro de 2021, e deverão ser realizadas pelo site fapeap.portal.ap.gov.br.

Os candidatos deverão se inscrever somente em uma das seis categorias do certame: pesquisador destaque; pesquisador inovador; profissional de comunicação; empresa destaque em comunicação; startup destaque; e projeto científico e inovador.

Os classificados em 1º lugar em cada categoria receberão troféus, certificados, e premiação no valor de R$ 5 mil.

 

Homenagem

O prêmio de incentivo à ciência e inovação leva o nome de Robério Aleixo Nobre, falecido em abril de 2021, aos 62 anos, vítima da Covid-19.

Robério Nobre foi meteorologista, bacharel em direito e servidor de carreira da Embrapa, com longo histórico de contribuição, incentivo e implementação de modelos de desenvolvimento sustentável e inovação científica no Amapá.

Ao longo de sua extensa trajetória pública, foi também diretor da Companhia de Gás do Amapá, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, de Desenvolvimento Rural e diretor da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), hoje Agência Amapá, e sempre um ávido defensor do fortalecimento científico e tecnológico no estado.

Estava no cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente quando faleceu.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

FAPEAP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá
Centro de Incubação de Empresas, Ramal da Unifap,KM 02 da Rodovia Josmar Chaves Pinto - Bairro: Marco Zero - CEP:68903-329 - - fapeap@fapeap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá