terça, 16 de março de 2021 - 20:46h
Projetos recebem R$ 800 mil para financiamento de pesquisas para o SUS no Amapá
Ao todo, 20 propostas foram aprovadas no edital do Programa de Pesquisa para o SUS. Recurso é oriundo do Ministério da Saúde com contrapartida do Governo do Estado.
Por: Rafael Aleixo
Outorga dos 20 projetos aprovados na quinta edição do programa aconteceu de forma virtual.

Ocorreu nesta terça, 16, a solenidade virtual de outorga dos 20 projetos aprovados na quinta edição do Programa de Pesquisa para o SUS - Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), que contou com a participação de pesquisadores e gestores do setor científico-tecnológico e de saúde do Amapá.

Entre os principais objetivos do PPSUS estão o financiamento de pesquisas em temas prioritários para a saúde da população e a redução das desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Nesta edição, o programa disponibilizou R$ 800 mil, sendo R$ 600 mil vindos do Ministério da Saúde e R$ 200 do Governo do Estado.

As áreas estabelecidas a partir da oficina de prioridades realizada em 2019 foram: doenças crônicas não transmissíveis; saúde materno infantil; agravos relacionados à violência; trabalho e meio ambiente; e fluxos e processos de gestão em saúde.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Mary Guedes, destacou as etapas do programa.

“A partir das definições obtidas na oficina de prioridades, e aprimoradas com a pandemia, obtivemos as linhas prioritárias do programa. Assim, apoiamos os projetos de pesquisa em áreas essenciais, promovendo a melhoria da qualidade de atenção à saúde no contexto do SUS, além da formação de recursos humanos especializados”, disse a diretora-presidente da Fapeap.

"Apoiamos os projetos de pesquisa em áreas essenciais", destacou Mary Guedes, diretora-presidente da Fapeap.

A coordenadora nacional do programa, Marge Tenório, destacou as importantes contribuições das pesquisas locais para o SUS.

“É importante ressaltar a importância do SUS, que está presente em tudo: nos alimentos, na produção de medicamentos, na assistência à saúde, e isto tem sido mostrado efetivamente agora na pandemia. O Amapá, por sua vez, produz excelentes produtos através da ciência local para SUS e que estão sendo implementados a nível nacional”, informou a coordenadora.

Entre os projetos aprovados, estão estudos sobre a covid-19, pesquisas sobre plantas e óleos medicinais da Amazônia, estudos sobre doenças tropicais, doenças crônicas e estudos sociais sobre violência doméstica e de gênero em comunidades amapaenses.

Para o secretário de Saúde do Amapá, Juan Mendes, o PPSUS é uma iniciativa inovadora por adotar um modelo de gestão descentralizado e participativo.

“O maior investimento que podemos fazer dentro da saúde é o investimento em pesquisas que possam ajudar o nosso sistema. O programa é fundamental nessa discussão, pois envolve gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil”, enfatizou o secretário.

Realizado desde 2006 no Amapá, o programa já destinou mais de R$ 2,6 milhões para pesquisas que ajudam a melhorar processos e atender as principais demandas e necessidades na área da saúde local.

Também participaram da solenidade o secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Amanda Fecury, e o diretor de pesquisas do Iepa, Allan kardec.

Marge Tenório é coordenadora nacional do programa e participou da solenidade.

Instituições com projetos financiados

• Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – 14 projetos
  • Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA) – 3 projetos
  • Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) – 2 projetos
  • Universidade do Estado do Amapá (UEAP) – 1 projeto

PPSUS

O PPSUS é um programa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É estabelecido através de um convênio entre a Fapeap e o CNPq, e envolve uma contrapartida financeira do Governo do Amapá, através da própria Fapeap e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A relação com todos os projetos aprovados está disponível em www.fapeap.ap.gov.br.

Centro de Incubação de Empresas, Ramal da Unifap,KM 02 da Rodovia JK - Bairro: Marco Zero - CEP:68903-329 - - contato@fapeap.agov.br