terça, 06 de outubro de 2020 - 19:13h
Lançada Chamada Transnacional Conjunta, BiodivRestore 2020-2021
Por:
Foto: Assessoria de Comunicação Social – Confap

O Water JPI e a BiodivERsA, em parceria com a União Europeia e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, anunciam a Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021, para projetos de Pesquisa & Inovação em “Conservação e Restauração de Ecossistemas Degradados e sua Biodiversidade, incluindo o foco em Sistemas Aquáticos”.

Apesar desta Chamada ter o foco em sistemas aquáticos de água doce, todos os ambientes (sejam terrestres, de água doce ou marinhos), são elegíveis. Serão abordados os seguintes temas: estudo dos processos biológicos e biofísicos em jogo para conservação / restauração e suas interações; avaliação das prioridades e sinergias entre os públicos-alvos, benefícios e políticas para conservação e restauração; e conhecimento para melhorar a eficácia e intensificação das ações de conservação e restauração.

Países participantes

Participam desta Chamada Transnacional Conjunta, 27 países, que em investimentos somam um valor total de cerca de 20 milhões, são eles: Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Letônia, Lituânia, Moldávia, Marrocos, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan e Tunísia.

Confira a relação das FAPs que aderiram à Chamada BiodivRestore:

1- Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de   Pernambuco (FACEPE);
2- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Alagoas (FAPEAL);
3- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM);
4- Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP);
5- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG);
6- Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA);
7- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT);
8- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI);
9- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS);
10- Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES);
11- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB);
12- Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina  (FAPESC);
13- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP);
14- Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA);
15- Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

*Outras Fundações ainda podem aderir à Chamada.

Regras de participação

• Somente as propostas apresentadas por consórcios transnacionais serão elegíveis;
  • Os consórcios devem incluir um mínimo de 3 parceiros, de 3 países diferentes, que participam da chamada, e os projetos aprovados terão duração de até 36 meses;
  • Cada parceiro deve cumprir os critérios de elegibilidade e as regras de sua organização de financiamento;
  • Para o Brasil: acima deste critério mínimo de elegibilidade para a composição dos consórcios, é encorajado o envolvimento de mais de um investigador principal, envolvendo outros estados brasileiros participantes na chamada;
  • Mais detalhes e regras estão disponíveis na chamada conjunta e nas diretrizes das FAPs;
  • Cada país/agência financia seus pesquisadores/instituições e cada agência define seu orçamento e suas regras.

Cronograma – BiodivRestore

– Lançamento da Chamada: 5 de outubro de 2020
– Prazo para submissão de pré-propostas: 7 de dezembro 2020
– Prazo para submissão de propostas completas: 15 de março 2021; ou 2 de maio 2021 (dependendo do número de pré-propostas recebidas).
– Prazo para início dos projetos: final de 2021 ou início 2022.

Submissão das propostas

• Para acessar a Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021, clique aqui.
  • Para acessar a plataforma para busca de parceiros, clique aqui.

Questões gerais e técnicas da Chamada

– Ponto de contato – CONFAP: Elisa Natola / biodivrestore.confap@gmail.com

Questões de elegibilidade e modalidades de participação

– Pontos de contato das FAPs: e-mails indicados na Ficha Informativa – Brasil (clique aqui)

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

FAPEAP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá
Centro de Incubação de Empresas, Ramal da Unifap,KM 02 da Rodovia Josmar Chaves Pinto - Bairro: Marco Zero - CEP:68903-329 - - fapeap@fapeap.ap.gov.br